Quem nós somos

O trabalho de promoção da visão reformada de educação cristã é uma iniciativa da MAB – Mission Aid Brazil à serviço das Igrejas Reformadas do Brasil.

O que é a MAB?

A Missão Auxiliar do Brasil visa proporcionar assistência cristã e ajuda para desenvolvimento de pessoas carentes do Brasil, com foco especialmente naqueles dentro da família da fé, para apoiar a pregação do evangelho de Jesus Cristo e em coordenação com o Conselho da Missão de Aldergrove, as igrejas reformadas brasileiras locais e os missionários reformados canadenses no Brasil.

Reconhecendo que o Brasil é uma terra de diversas circunstâncias e oportunidades, A Missão Auxiliar procura trabalhar com os brasileiros no apoio à expansão do evangelho de forma prática para que o reino de Deus seja edificado de forma unificada. A Missão Auxiliar concentra a sua ajuda, especialmente na educação como a chave para ajudar os brasileiros se ajudarem mutualmente. O objetivo é ajudar a família da fé no Brasil para amadurecer em direção à auto-suficiência para que, como uma confederação eles possam ser capazes de cuidar de seus próprios membros. A Missão Auxiliar recebe apoio financeiro através de doações dadas através dos diáconos e por indivíduos, geralmente dentro da Igreja Reformada canadense e define seu orçamento para trabalhar de acordo com os valores recebidos.

Leia mais no site da MAB: http://www.missionaidbrazil.org/about.php

Trabalhador em Educação Reformada

Em janeiro de 2012, representantes das missões canadenses que apoiam o trabalho no Brasil realizaram uma conferência sobre o trabalho missionário no Brasil, destacando os vários desafios e oportunidades no campo missionário. Dentre os assuntos abordados, uma apresentação feita pelo pastor Kenneth Wieske sobre educação e o campo missionário, resultou na criação de uma comissão para estudar e apresentar um relatório sobre como promover a causa da educação cristã reformada no meio das igrejas reformadas do Brasil. O relatório foi apresentando e dentre as suas recomendações foi apontada a relevância de se ter um trabalhador exclusivo para dedicação na área de educação cristã reformada.

A Mission Aid Brazil Board (Junta da Missão Auxiliar no Brasil) também conhecida como MAB, trabalhou para implementar esta recomendação, inicialmente realizando discussões e decisões no Canadá e em seguida consultando as igrejas reformadas através dos meios de comunicação, mas também via uma reunião presencial realizada no Brasil em 2014, para a qual, todos os líderes das IRBs, educadores e qualquer outro membro interessado no assunto foram convidados e poderiam participar.

Ficava cada vez mais evidente o quanto seria uma bênção ter alguém se dedicando e servindo na área de educação cristã reformada. Então, em fevereiro de 2015 a MAB iniciou o processo de seleção dentro das igrejas reformadas do Brasil. Foi enviado um edital com os requisitos para a função. Currículos foram enviados, entrevistas foram realizadas e a seleção foi concluída. O início dos trabalhos foi realizado em janeiro de 2016.

Como o trabalho funciona?

É importante destacar em primeiro lugar que a contratação do Trabalhador em Educação Reformada (TER) é uma iniciativa da MAB, à serviço das Igrejas Reformadas do Brasil. O mesmo é responsável diante da MAB, mas querendo contar com a ajuda de brasileiros na supervisão do trabalho, a MAB encorajou a criação de uma Junta Nacional de Apoio a Educação Reformada (JuNAER), que provê encorajamento ao Trabalhador, bem como conselhos e supervisão do trabalho.

O trabalho do Trabalhador em Educação Reformada na promoção da visão reformada de educação no meio das igrejas envolve contato com os seguintes grupos básicos:

  •  As famílias de membros das igrejas reformadas e suas congregações, mediante aval do conselho local;
  •  Associações de pais que tenham ou queiram ter escolas cristãs;
  •  Escolas já existentes (professores, diretores, etc.)

O trabalho é desenvolvido da seguinte forma:

  • Coletar dados /informações dos conselhos sobre as necessidades específicas / características da congregação;
  •  Fazer apresentações sobre a necessidade e objetivos da Educação Cristã Reformada para famílias nas congregações;
  •  Oferecer suporte educacional orientado e recursos adequados às escolas e professores;
  •  Traduzir material educacional para famílias, escolas e professores;
  •  Ajudar a organizar a conferência de professores anualmente;
  •  Planejar e produzir materiais para um web site com bom material educacional reformado;
  •  Se reunir regularmente com a JuNAER e com uma subcomissão da MAB que foi criada para acompanhamento do trabalho;
  •  Escrever relatórios de atividades a cada seis semanas;
  •  Se desenvolver profissionalmente.

É importante destacar que não é minha função viabilizar nenhum tipo de recursos financeiros para apoiar escolas existentes ou para criar novas escolas. O apoio é restrito aos aspectos de capacitação e desenvolvimento, bem como disponibilização de materiais de apoio para estudo.

A cada ano, um planejamento anual para o ano seguinte é apresentado, discutido e aprovado, e assim serve como parâmetro para execução de tarefas e avaliação de resultados.

Qual a nossa visão e missão?

A missão é:

  1. Apresentar e promover uma cosmovisão cristã reformada, que ensina claramente que toda a vida – na família, igreja e escola – deve estar integrada, servindo e glorificando a Deus;
  2. Desenvolver e fornecer programas adequados e recursos educacionais para famílias, professores, diretorias ou comissões de educação e oficiais, os quais lhes permitam efetivamente moldar e ensinar sua fé para a próxima geração.

A visão é:

Que as famílias das igrejas reformadas do Brasil sejam fortalecidas e se desenvolvam no conhecimento e prática de suas responsabilidades, de maneira que as igrejas se desenvolvam fortes e independentes no uso de seus dons para proclamação do Reino de Jesus Cristo até o dia de Sua vinda.