A Bela Criação de Deus. Gênesis 1.1-2.3

By 8 de junho de 2021Escola Dominical

História 1 – A Bela Criação de Deus. Gênesis 1.1-2.3

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Elissandro Rabelo

Você já foi a uma praia? Já viu aquele mar belo e que nem dá pra ver o fim, com suas belas ondas quebrando na beira da praia? Já viu uma floresta? As pessoas que moram em sítios e no interior são acostumados a ver várias florestas.  Nelas a gente vê vários tipos de árvores, grandes e pequenas, com frutas e sem frutas. Já prestou atenção ao céu durante o dia e durante a noite? Durante o dia, naqueles dias ensolarados, dá pra ver aquele céu lindo e azul com belas nuvens, que as vezes até parecem algodão doce, não é? E durante a noite você consegue ver as estrelas e a lua. E você já foi num zoológico? Os zoológicos são um bom lugar para a gente poder ver vários tipos de animais.Lá tem ursos e leões enormes, jacarés e também tem passarinhos, cobras e em alguns tem até peixes e tubarões. São muitos os tipos de animais, não é? Você sabia que tudo isso foi criado? Pois é! Deus criou todas as coisas. Tudo que nós vemos: o céu, as estrelas, o sol, a lua, os mares, as montanhas, os animais e até eu, você e sua família, fomos criados por Deus. A Bíblia conta isso no seu primeiro livro, chamado Gênesis no capítulo 1.

Antes das coisas serem criadas, existia apenas Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Em Sua Soberania, O Deus triúno decidiu criar para sua própria glória, a partir do nada, o universo. Do nada significa que Deus não usou nada para criar a terra, além de sua própria sabedoria e palavra.

Logo no início então ele criou os Céus e a terra, mas não havia nada ocupando nosso planeta. Era tudo sem forma e vazio. Apenas o Espírito de Deus que se movia por sobre as águas. Então Deus começou a sua obra. Em seu primeiro dia de trabalho, Ele disse: haja luz e então a luz apareceu. Deus ficou muito satisfeito com a luz que tinha criado e então ele fez separação entre a luz e a escuridão. Ele chamou a luz de dia e a escuridão de noite. Assim ele terminou o trabalho do primeiro dia da criação. Então veio o segundo dia de trabalho. Deus então criou o firmamento, que conhecemos como Céu. E fez separação entre as águas que ficam no céu (as nuvens) e as águas que ficam debaixo do céu. Chegamos ao terceiro dia de trabalho. As águas que Deus tinha separado no segundo dia, cobriam toda a terra. Não tinha nenhum lugar seco sequer! Mas então Deus ordenou a todas as águas debaixo do céu a se juntarem num só lugar e que aparecesse a porção seca. Deus chamou o ajuntamento das águas de mares e a porção seca chamou de terra. Deus então ordenou que na terra nascesse todo o tipo de vegetação. Foram criadas então as florestas com todos os tipos de árvores que dão fruto e as que não dão fruto. Deus ficou muito satisfeito com o que tinha criado até o terceiro dia. Imaginem que beleza! Vocês lembram que a terra era sem forma e vazia. E que até o terceiro dia, Deus já tinha criado a luz para diferenciar o dia da noite, depois criou o céu, fazendo a separação entre as águas em cima nos céus e as águas em baixo do céu e que acabamos de ouvir que ele criou os mares, a terra seca  e todas árvores que existem. Deus está criando um quadro perfeito e belo, cheio de cores e formas. E vai ficar mais belo ainda. No quarto dia, Deus criou o sol para iluminar a terra durante o dia e a lua para iluminar a noite. Ele fez também as estrelas. O sol, a lua e as estrelas não existem apenas para ficarem bonitos no céu pra gente olhar! Eles também servem como sinais para as estações, os dias e os anos. Por meio do sol e da lua nós também sabemos quando está de dia e quando está de noite. E viu Deus que isso era bom! No quinto dia, foi o dia em que Deus criou todos os animais que habitam as águas e o céu. Os animais aquáticos (como o pequeno cavalo marinho e as grandes baleias); os animais do céu (como o pequeno beija-flor e as águias). Deus ficou muito satisfeito com o que ele criou. Deus ordenou que eles se multiplicassem e tivessem vários filhotes para povoar as águas e o céu. No sexto dia, Deus ordenou que a terra produzisse os animais viventes, dentre eles todos animais domésticos (como a ovelha e a vaca); os répteis(como a lagartixa e o crocodilo) e todos os animais selvagens (como a onça e o gorila). Mas logo em seguida, Deus coroou a sua obra com a criação do homem e da mulher. Os detalhes sobre a criação deles nós veremos na próxima história. Mas aqui é importante dizer que de toda a criação, foi apenas na criação do homem que Deus começou dizendo: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. Então, o homem foi criado para coroar a criação. Fomos criados para cuidar de toda a criação especial de Deus. Assim como toda a criação, nós também fomos criados para a glória de Deus. O homem e a mulher também deviam ter filhos e encher a terra. Deviam também cuidar dela e dominar sobre todos os animais. É como se o homem e a mulher fossem o rei e a rainha da criação. E viu Deus tudo quanto fez e concluiu que era muito bom.

No sétimo dia, Deus descansou de toda a obra que fez. Ele não descansou porque estava cansado, mas porque ele estabeleceu um dia para que servisse de lembrança e para que o adoremos. Deus criou todas as coisas para sua glória e reservando um dia para descansar, ele nos ensina a nos lembrar de toda a obra da criação que ele fez. Esse dia no início foi o sábado, mas no Novo Testamento mudou para o domingo. Veremos como foi isso em outra história.

Bom, no início nós falamos que antes de tudo ser criado, Deus estava na Eternidade como o Deus triúno (Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo). No novo testamento, em Colossense 1.15,16, o Apóstolo Paulo falando sobre Jesus Cristo diz que todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele. Também Hebreus 1.1-2 diz que Jesus Cristo é o herdeiro de todas as coisas e por meio dele também o universo foi criado. E João em seu Evangelho, Capítulo 1, versículo 3 diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”

DEUS CRIOU O MUNDO PARA SUA GLÓRIA

É maravilhoso ver a trindade envolvida na obra de Criação. Que você admire cada vez mais a criação do nosso Deus.

Que Deus abençoe vocês.

Perguntas para refletir:

1 – Em quantos dias Deus criou o mundo? (Lembre-se que no sétimo dia, a obra já estava criada e ele apenas descansou do que tinha feito)

2 – Depois de ler Gênesis 1 com seus pais, você acha que Deus gostou daquilo que Ele criou?

3 – Qual parte da criação de Deus você acha mais incrível?

Fontes usadas para elaboração da história.

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA).

3 – Mathew Henry. Comentário Bíblico do Antigo Testamento – Volume I – Gênesis a Deuteronômio. CPAD 2017.