Histórias Bíblicas no Antigo Testamento

By 14 de setembro de 2021Escola Dominical

História 5 – Noé: A humanidade é destruída, mas Deus salva Noé e sua família. Gênesis 6 e 7

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Iraldo Luna

Vimos na história anterior que a batalha entre a linhagem do descendente da mulher e os descendentes da serpente já foi mostrada bem cedo na família de Adão e Eva, quando Caim se levantou contra seu irmão Abel e o matou. Vimos ainda que os descendentes de Caim cresciam e se mostravam cada vez mais como seguidores de Satanás, mas Deus mostrou sua fidelidade garantindo uma descendência piedosa a Adão e Eva, com o nascimento de outro filho, chamado Sete, a partir do qual, a promessa da chegada de um Salvador seria cumprida no tempo determinado por Deus.

Apesar dos efeitos do pecado, Deus continuou se mostrando misericordioso, mas a história de hoje vai mostrar como ficava cada vez mais claro que o ser humano não poderia de forma alguma resolver o problema do pecado sozinho.

Adão e Eva continuaram cumprindo a ordem de Deus de crescer e se multiplicar (Gn 1.28). E seus filhos se casaram e também tiveram outros filhos, de maneira que a terra ia ficando cada vez mais cheia de pessoas. O mesmo também aconteceu com a descendência de Caim, e a terra também foi se enchendo com seus descendentes que não queriam saber das coisas de Deus.

Seguindo alguns estudiosos da Bíblia, podemos entender que, no capítulo 6 de Gênesis, os filhos de Deus são os descendentes da linhagem de Sete e que os filhos dos homens são os descendentes da linhagem de Caim. E a Bíblia diz que os filhos de Deus ficaram admirados com a beleza das filhas dos homens e começaram a se casar com elas. Essa mistura não foi nada agradável para Deus, porque essa mistura fez com que também muitos dos filhos de Deus começassem a praticar maldades na terra. E a maldade se multiplicou cada vez mais. Deus viu toda essa maldade e também viu que o coração do homem era muito mal. Então, em Gênesis 6.6, é dito que “o Senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra, e isso lhe foi pesado no coração.” Deus decidiu, então, destruir os seres humanos e os animais.

Mas havia um homem na terra, chamado Noé, que agradava a Deus. Ele foi visto pelo Senhor de maneira graciosa (Gn 6.8) e assim foi capacitado a viver em justiça e integridade. A Bíblia nos diz que Noé “era um homem justo e íntegro entre os homens de sua época e que ele andava com Deus e tinha três filhos, chamados Sem, Cam e Jafé. (Gênesis 6.9-10)

Deus, então, foi até Noé e disse a ele que iria destruir toda a vida que houvesse na terra, porque a terra estava cheia de violência. Ele iria mandar um dilúvio. Um dilúvio é uma grande quantidade de chuvas. Deus iria mandar tanta chuva que iria inundar toda a terra e matar todos os seres em que há fôlego de vida.

Mas Deus ordenou Noé a construir uma grande Arca (um grande barco). Deus disse exatamente como gostaria que essa arca fosse feita em todos os seus detalhes. Deus, então, fez uma aliança com Noé e disse que, na arca, deveriam entrar Noé junto com sua esposa, seus filhos: Sem, Cam e Jafé, junto com as esposas deles, e ainda um casal de cada espécie de animais para serem conservados em vida. Noé obedeceu e fez exatamente como Deus ordenou. (Gênesis 6.13-22).

O trabalho de Noé, construindo a arca, durou vários anos. As pessoas ao seu redor não ligavam para o que Noé estava fazendo e viviam sua vida normalmente, sem levar a sério nenhuma palavra, nem o trabalho de Noé. Em Mateus 24.37-39, nosso Senhor Jesus fala sobre isso. Mas, então, a arca foi finalizada, e Deus deu ordem a Noé para entrarem na arca ele e sua família. Com ele também entrou na arca um casal de vários tipos de animais. E, depois que todos entraram na arca, Deus mesmo fechou a porta (Gn 7.16).

Noé tinha 600 anos quando Deus mandou o dilúvio. Tudo aconteceu como o Senhor havia dito. Ele mandou forte chuva sobre a terra. Dia e noite, choveu sem parar por quarenta dias. E tudo que tinha fôlego de vida e habitava na terra morreu (Gn 7.22). Mas Noé, sua esposa, e seus três filhos, Sem, Cam e Jafé, cada um com sua esposa, foram salvos; e claro, também os animais que estavam com ele para povoar a terra novamente.

Percebam, crianças, como o pecado trouxe destruição e inimizade contra Deus desde o início. Até mesmo os filhos de Deus caíram em pecado quando começaram a se casar com os descendentes de Caim. As consequências foram fatais a ponto de destruir quase toda a raça humana e até os animais que tinham sido criados por Deus. Em sua criação, Deus concluiu dizendo que tudo era bom! Mas aqui, na história de Noé, Deus se comunica conosco usando uma linguagem que nós entendemos muito bem: ele se diz profundamente entristecido por causa da maldade dos seres humanos. Contudo, mais uma vez, Ele se lembra de sua aliança feita com nossos primeiros pais, Adão e Eva, e salva, por meio da arca, Noé e sua família. O dilúvio foi o julgamento de Deus, e a arca foi o meio que Deus usou para livrar Noé e sua família desse julgamento.

Da linhagem de Noé, isto é, de sua descendência, nasceu nosso Salvador Jesus Cristo, aquele que nos livrou do julgamento de Deus. Nos tempos de Noé, apenas quem entrou na arca foi salvo. E hoje, apenas quem crê no nosso Senhor Jesus Cristo pode ser salvo.

Que Deus nos abençoe.

Perguntas para fixação da aprendizagem

1 – Por que Deus resolveu destruir a vida na terra?

2 – Deus destruiu realmente todo mundo?

3 – Quantas pessoas entraram na arca? Pode lembrar do nome dos quatro homens que entraram na arca?

MATERIAIS DE APOIO A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA.

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA). 2011

3 – S. G. De Graaf, Promise and Deliverance (vol. 1). Paideia Press. St. Catharines. Ontario (CA) 1977