Histórias Bíblicas no Antigo Testamento

By 14 de setembro de 2021Escola Dominical

História 4 – Caim e Abel – Os efeitos do pecado e a fidelidade de Deus. Gênesis 4

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Iraldo Luna

No capítulo anterior aprendemos sobre a triste história da desobediência de Adão e Eva. No único momento em que os seres humanos tiveram a liberdade para escolher, eles preferiram usar a liberdade para desobedecer.

Apesar disso, Deus foi misericordioso e ainda permitiu que o homem cumprisse o seu mandato de cuidar da terra e governá-la, mas agora eles não iriam fazer isso com facilidade. Ao contrário, por causa dos efeitos do pecado, seria uma grande luta. Lutas no casamento, desgostos no trabalho e a morte perseguiriam todos os seres humanos até o fim.

Mas Deus também tinham dado uma promessa de que nasceria um descendente da mulher que destruiria Satanás. Isso certamente enchia Adão e Eva de esperança. Mas Deus também tinha dito que uma grande batalha aconteceria entre os descendentes da serpente e os descendentes da mulher.

E já podemos ver isso aqui no capítulo seguinte quando aprendemos sobre a história de Caim e Abel.

Adão e Eva tiveram dois filhos: um chamado Caim e outro Abel. Caim era um agricultor. Ele trabalhava no campo plantando vegetais e outros tipos de alimento. E Abel era pastor de ovelhas. Ele cuidava do rebanho, de onde tirava lã e pele para fazer roupas e também preparava os animais para a oferta de sacrifício diante de Deus. Os sacrifícios e ofertas eram uma forma de mostrar fidelidade a Deus e cultuá-lo e como sabemos, também é um lembrete dos efeitos do pecado, que trouxe morte e inimizade.

Adão ensinou bem aos seus filhos acerca da necessidade de cultuar a Deus por meio de ofertas e lemos no versículo 3 do capítulo 4 de Gênesis que eles obedeciam e assim Caim trouxe uma oferta do fruto da terra para oferecer a Deus e Abel trouxe das primícias do rebanho e da gordura para oferecer a Deus. E Deus se agradou da oferta de Abel, mas não da oferta de Caim.

Mas porque Deus gostou apenas da oferta de Abel e não da oferta de Caim? A Bíblia nos diz que depois desta oferta, Deus conversou com Caim, porque sabia que Caim estava com muita raiva e desanimado. E Deus perguntou a ele: “Por que você está com tanta raiva? Será que se você fizer o que é certo, eu não vou gostar?” Gn 4.7. Assim, nós entendemos que Abel ofereceu sua oferta com fé e sabendo que era um pecador necessitado da Graça de Deus, enquanto que Caim certamente não tinha o mesmo sentimento para com Deus. Deus alertou Caim para ter muito cuidado com o pecado dentro dele, mas Caim não ouviu.

Caim estava irado e com ciúme de seu irmão Abel. Então ele pensou em um plano para matar seu próprio irmão. Ele chamou seu irmão para irem ao campo e estando lá, Caim matou Abel.

Vocês lembram que não dá para esconder nada de Deus, não é? Deus sabe o que está dentro do nosso coração. Ele já tinha mostrado isso quando sabia o que estava no coração de Caim quando ele ofereceu o sacrifício e depois quando sabia que Caim estava com muita raiva. E agora, mais uma vez, ele procura Caim, já sabendo o que ele tinha feito e pergunta onde está Abel.

A resposta de Caim foi muito arrogante e desrespeitosa para com Deus. Ele mentiu e desrespeitou Deus com seu tom de voz: “Não sei; por acaso eu sou responsável por meu irmão?” Mas Deus então sabia tudo o que Caim tinha feito e então o julgou e o disciplinou. Deus disse que a partir daquele momento, Caim, que vivia do trabalho da terra, não mais conseguiria colher nada do seu trabalho. Se ele plantasse alguma coisa, não cresceria. Ele ficaria fugindo o tempo todo e não encontraria um lugar para morar por muito tempo.

Caim então disse a Deus que essa punição era muito pesada para ele e que qualquer pessoa que encontrasse ele iria querer matá-lo. Mas Deus colocou um sinal em Caim para protegê-lo e assim, qualquer pessoa que encontrasse Caim não iria matá-lo. Ninguém sabe exatamente que sinal era esse, mas as pessoas quando o vissem, não iriam mexer com Caim.

Imaginem que notícia humilhante e destruidora para Adão e Eva! Eles descobriram que já desde o início de suas vidas fora do Jardim do Éden, o pecado já mostrava seus efeitos de maneira devastadora. Mesmo os pais tendo ensinado sobre o pecado e a graça de Deus aos seus filhos, ainda assim, é possível que um ou outro não obedeça aos ensinamentos, como fez Caim.

A Bíblia ainda mostra que os descendentes de Caim foram verdadeiros seguidores de Satanás. Ele era casado e teve filhos e netos. Um de seus tataranetos era tão mal que fez um poema mostrando o quanto ele era feliz por ser um homem violento. Gênesis 4.23-24.

Mas Deus continuou mostrando Sua Graça. Adão e Eva tiveram outro filho no lugar de Abel. O nome dele era Sete. E de Sete nasceu outra criança chamada Enos e a partir daquele momento se começou a invocar o nome do Senhor. Ali ficava clara a distinção entre a semente de Satanás, que foi Caim, com sua família crescendo cada vez mais em maldade, e a semente de Deus, que foi um outro filho de Adão, Sete, por meio de quem a promessa de um Salvador seria cumprida.

O sangue derramado de Abel não foi suficiente para resolver o problema do pecado, mas a promessa de Deus de enviar um descendente de Adão para salvar seus filhos continuou firme e aconteceu no tempo certo. Jesus Cristo, descendente de Adão e Eva, da linhagem de Sete, resolveu o problema do pecado. O sangue de Abel pedia justiça por sua morte (Gênesis 4.10), mas o sangue de Cristo é o que traz a paz e a salvação para todos aqueles que nele creem. (Hebreus 12.24).

Que Deus nos abençoe.

Perguntas para fixação de aprendizagem

1 – Qual era o trabalho e Caim e qual o trabalho de Abel?

2 – Qual foi a oferta de Caim e qual a oferta de Abel oferecida a Deus?

3 – Por que Deus não ficou satisfeito com a oferta de Caim?

4 – Qual o nome do filho que Adão e Eva tiveram depois que Abel morreu?

MATERIAIS DE APOIO A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA.

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA). 2011

3 – S. G. De Graaf, Promise and Deliverance (vol. 1). Paideia Press. St. Catharines. Ontario (CA) 1977