A desobediência de Adão e Eva e a Graça de Deus sobre a humanidade (Gênesis 3)

By 8 de junho de 2021Escola Dominical

História 3 – A desobediência de Adão e Eva e a Graça de Deus sobre a humanidade (Gn. 3)

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Elissandro Rabelo

Vimos que Deus criou o mundo com toda a sua beleza e também plantou um jardim chamado Jardim do Éden, onde o homem e a mulher iriam viver glorificando a Deus e desfrutando de tudo aquilo que Deus lhes tinha dado. Eles iriam trabalhar com alegria, servindo a Deus, cuidando do jardim e também cuidando um do outro e dos filhos que lhes iriam nascer, pois Deus lhes tinha mandado multiplicar e encher a terra (Gn. 1.28) . Eles viveriam em comunhão perfeita com Deus e um com o outro. Esta foi uma aliança que Deus fez entre Ele e a humanidade. Deus seria seu pai bondoso e que lhes providenciaria tudo que eles precisassem para viver como Seus filhos amados. Uma aliança é um acordo. E todo acordo tem duas partes. O homem também precisava assumir responsabilidades. Além de cuidar e governar a terra, o homem precisava se relacionar com Deus lhe obedecendo e honrando como Criador.

Vocês lembram que no meio do jardim do Éden havia duas árvores bem especiais: a árvore da vida e a árvore do Conhecimento do bem e do mal. Deus fez a seguinte exigência ao homem: “Você pode comer à vontade de toda árvore que está no jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se você comer dessa árvore, você vai morrer.” Gênesis 2.16.

Não sabemos exatamente como era o fruto dessa árvore e certamente não podemos dizer que era uma maçã, pois a Bíblia não diz isso. Essa imagem aqui é apenas uma ilustração diferente para tentar tirar da cabeça aquela ideia da maçã como o fruto proibido. Mas o que importa é que para o homem e para a mulher, a ordem era clara. Eles não tinham dúvida sobre qual era a árvore proibida.

O homem e a mulher foram capacitados por Deus para viverem uma vida de obediência e comunhão com Ele. Mas Deus também lhes deu liberdade para se relacionar verdadeiramente com Ele. E essa liberdade foi testada.

Entre os animais que Deus criou havia a serpente. Não sabemos ao certo como era essa serpente, mas a Bíblia diz que ela era o mais esperto de todos os animais. E satanás usou a serpente para se aproximar primeiramente da mulher e se comunicar com ela. Satanás também é conhecido como diabo. Ele é um anjo que se tornou rebelde e não queria obedecer a Deus e por isso foi expulso do céu para a terra. Ele é inimigo de Deus. Nós sabemos pela Bíblia que o diabo é o pai da mentira (João 8.44). E ele usou essa sua habilidade para enganar a mulher. Ele perguntou a mulher: “Deus disse para vocês não comerem de toda a árvore do jardim.” E ala respondeu: “podemos comer de toda a árvore do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois se comermos dela nós morreremos.” Gn 3.2-3.

O diabo então continuou sua conversa e mentiu para a mulher dizendo que eles não iriam morrer se comessem daquela árvore, mas que iriam ser iguais a Deus.

A mulher, então, acreditou na serpente e preferiu desobedecer a ordem que Deus tinha dado. Ela achou que a árvore era boa para se comer e desejável para dar entendimento, então pegou do fruto e comeu; e além de ter desobedecido ela também deu ao seu marido e ele comeu, assim também desobedecendo.

Assim que os dois comeram, eles ficaram muito envergonhados um do outro. A pureza que eles tinham antes deu lugar a vergonha. Antes eles não tinham maldade no coração e por isso nem precisavam de roupas. Mas agora, envergonhados, eles pegaram folhas de uma árvore e fizeram roupas para se vestirem e tentarem cobrir a vergonha deles. E depois quando Deus chegou no jardim, eles ficaram com muito medo e tentaram se esconder.

Mas não dá para se esconder de Deus! E nem dá para esconder nossos pecados de Deus! Ele sabe de tudo. Mesmo assim, Deus procurou o homem e a mulher e conversou com eles para ouvir deles o que eles tinham feito.

Deus começou pelo homem, porque o homem foi criado primeiro. Ele tinha um papel de liderança e deveria ter sido fiel, mesmo quando sua mulher veio e lhe ofereceu do fruto proibido. Ele deveria ter lembrado de todo o ensino de Deus e do amor de Deus com ele, mas ele desobedeceu. Deus então lhe perguntou por que desobedeceu. Mas ao invés de se arrepender de seu pecado, o homem jogou a culpa na mulher. Ele disse: “foi a mulher que me deste que me deu do fruto e eu comi!” Gn 3.12. Vejam que na verdade, o homem está dizendo que a culpa é de Deus! É como se ele dissesse: “a mulher que o Senhor me deu não foi bem feita! Então a culpa não é minha! É Sua!”

Deus então continuou o seu julgamento e chamou a mulher. Ela também recebeu o ensinamento correto do que precisava para viver em comunhão com Deus. Deus então lhe perguntou por que ela desobedeceu. E a resposta dela também não foi de arrependimento e confissão de pecado. Ela apontou para a serpente. Ela disse: “a serpente me enganou e eu comi!” Gn 3.13.

No caso da serpente não houve perguntas, mas apenas condenação, pois ela era Satanás, o diabo! Não há defesa para o diabo! Ele ama a mentira e a morte das pessoas. Ele estava feliz por ter arruinado a obra de Deus. Deus então amaldiçoou satanás, avisando sobre sua derrota final.

Deus foi amoroso com sua criação e não a destruiu, mas ele mostrou ao homem e a mulher que o pecado sempre tem consequências.

Ele disse a mulher que a partir daquele momento ela iria sentir dores ao dar a luz a uma criança e que agora, o relacionamento amoroso e pacífico que ela tinha com seu esposo, seria vivido em meio a uma luta e sua vontade agora seria governada por seu marido.

E a Adão Deus disse que a terra seria maldita por causa do pecado dele. Agora ele não iria ter toda aquela quantidade de frutas que ele tinha no paraíso de maneira tranquila. Ele teria de trabalhar duro e suar bastante para conseguir sua comida e a terra que antes só tinha árvores e vegetação perfeita, agora vai começar a produzir espinhos e mato. O trabalho não seria mais um prazer para o homem, mas um peso e obrigação.

E Deus também disse que um dia eles iriam retornar ao pó, significando agora que um dia a morte chegaria até eles.

Tudo isso foi muito triste e trouxe consequências para toda a humanidade. Mas já vemos aí a misericórdia e graça de Deus. Ele poderia ter destruído tudo, mas ele já tinha uma solução para a salvação da humanidade.

Quando ele estava amaldiçoando a serpente, ele deu esperança para Adão e sua mulher. Ele falou que um filho que nasceria de uma mulher e derrotaria a serpente. Isso mostrou que Adão e sua mulher continuariam vivos e poderiam ter filhos e viver, mas sabemos que agora a vida não seria fácil e agora eles iriam viver uma luta constante entre aqueles que amam a Deus e aqueles que seguem o diabo que é o pai da mentira.

Adão deu o nome de Eva a sua mulher, pois ela seria a mãe de todos os seres humanos.

Depois disso, Deus fez roupas de peles para Adão e Eva e os expulsou do jardim do Éden e colocou anjos para proteger o jardim e assim eles não poderiam mais voltar.

A desobediência de Adão e Eva teve várias consequências. Primeiro eles quebraram o relacionamento deles com Deus; depois por causa de seu pecado, toda a terra e a humanidade foi amaldiçoada e nós também sofremos por causa do pecado.

Tudo que Deus tinha dito que aconteceria se eles desobedecessem estava acontecendo. Mas Deus foi bondoso com eles. Eles deveriam morrer, mas Deus desviou a sua ira deles, prometendo uma salvação e uma reconciliação. Mas até que essa salvação perfeita chegasse, era preciso entender a seriedade do pecado. Adão e Eva não morreram naquele momento, mas sangue foi derramado em lugar deles.  Adão e Eva tentaram cobrir sua vergonha com roupas feitas de folhas de figueira, mas Deus fez roupas de peles de animais e os vestiu. Então, para cobrir a vergonha do pecado de Adão e Eva, foi necessária a morte de um animal inocente.

Crianças, tudo isso apontava para nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus. O descendente da mulher que irá esmagar a cabeça da serpente e também o cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz para cobrir a vergonha do pecado e nos reconciliar com Deus.

Vemos aí a Graça de Deus sobre a vida de Adão e Eva e também nós já podemos desfrutar um pouquinho dessa Graça de maneira muito especial, pois nós já conhecemos nosso Senhor Jesus Cristo por meio de Sua Palavra.

Que Deus nos abençoe!

Perguntas para fixação de aprendizagem

1 – Qual foi a regra que Adão e Eva desobedeceram?

2 – Quem era a serpente?

3 – Quando Deus chegou no jardim, Adão e Eva tentaram se esconder. Será que dá para se esconder de Deus?

4 – Quando Deus falou com Adão e Eva para saber o que eles fizeram, Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente. Alguma vez você já colocou a culpa em outra pessoa por algo que você tenha feito de errado?

5 – Quem é o Salvador perfeito que vai destruir Satanás e nos reconciliar para sempre com Deus?

MATERIAIS DE APOIO A ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA.

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA). 2011

3 – S. G. De Graaf, Promise and Deliverance (vol. 1). Paideia Press. St. Catharines. Ontario (CA) 1977