Histórias Bíblicas no Antigo Testamento

By 8 de junho de 2021Escola Dominical

História 2 – A criação do Homem e da Mulher – Gênesis 2.4-25

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Elissandro Rabelo

Em Gênesis 1, nós lemos o relato de toda a criação de Deus. Aprendemos que do nada, Deus trouxe a existência todas as coisas: a luz, o céu, as águas, o sol, a lua e as estrelas, a terra, a vegetação e todas as espécies de animais e por fim, a mais nobre de todas as criaturas de Deus: o homem, e depois sua esposa.

Apesar de que toda a criação de Deus foi algo maravilhoso, onde o próprio Deus mostrou diversas vezes sua satisfação com aquilo que ele criou, a criação do homem foi o ponto mais especial. Na verdade, podemos dizer que tudo estava sendo preparado para que fosse completo com a chegada do homem. Com detalhes, o Capítulo 2 de Gênesis nos mostra como aconteceu a criação do homem.

Primeiro é importante lembrar que somente os seres humanos foram feitos a imagem de Deus. Em Gênesis 1.26 está escrito“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” “Imagem e semelhança de Deus” não quer dizer que o corpo do homem era igual a Deus, pois Deus é espírito. Ele não tem corpo. Às vezes a Bíblia fala sobre “o dedo de Deus”, “a mão de Deus”, “o coração de Deus”, mas isso é apenas uma forma de comunicar de maneira que nós podemos entender. A imagem e semelhança de Deus significa que o homem é capaz de entender e agir; que ele é capaz de governar, temer e servir a Deus e que ele foi criado em pureza e retidão. O homem foi criado capaz de se relacionar com Deus de uma maneira que nenhuma de suas criaturas poderia.O Salmo 8.5-6 nos diz “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus  e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:”

O homem então foi o representante de Deus aqui na terra, dominando e cuidando de toda a sua criação.

Então, no sexto dia, Deus resolveu criar o homem. Para criar o homem, Deus usou do pó da terra. Depois de formá-lo, Deus soprou no nariz do homem o fôlego da vida e assim o homem passou a existir. Gênesis 2.7. Tendo formado o homem, Deus o colocou em um jardim muito especial que foi plantado pelo próprio Deus, onde Adão poderia viver. Lá havia todo tipo de árvores belas e cheias de frutos. E havia também duas árvores muito especiais: a árvore da vida no meio do Jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele poderia comer de toda a árvore do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Mas Deus não parou com a criação do homem. Ele sabia que não era bom que o homem estivesse só. Ele precisava de alguém pra ser sua companheira e sua melhor amiga. O homem conhecia todos os animais e nenhum deles poderia lhe completar. Então Deus fez o homem adormecer, como se ele estivesse anestesiado, e então tirou uma das costelas do homem e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tirou do homem, transformou em uma mulher e lhe apresentou ao homem. Gênesis 2.21-22. Imaginem a felicidade do homem quando ele viu, finalmente, alguém que combinava com ele! Ele ficou tão feliz que fez um poema: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada de varoa, porque do varão ela foi tomada.” Gn 2.23.

No Capítulo 3 nós descobrimos que o nome do homem é Adão e o nome da mulher é Eva. Aqui nós vemos o primeiro casamento. Dois seres que combinam e se completam, o homem criado para a mulher e a mulher criada para o homem! Ambos criados para a glória de Deus e que agora vão se relacionar de maneira completa na presença de Deus. Eles se tornaram uma só carne. O versículo 24 de Gênesis 2 diz: “Por isso, deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Foi assim que nasceu o casamento conforme o plano de Deus. É da vontade de Deus que uma mulher seja entregue a um homem e os dois se casem e passem a viver juntos até que a morte os separem. 

Os dois se amavam e se respeitavam. Eles viviam em perfeita harmonia. Um não tinha vergonha do outro. Não havia maldade em seus corações. Eles foram criados para se relacionarem entre si e com Deus em obediência e santidade. E Deus lhes deu tudo que eles precisavam para viver assim.

Assim como Adão e Eva, nós também podemos manter um relacionamento verdadeiro com Deus, pois também somos seus filhos e filhas.

Que Deus abençoe vocês.

Perguntas para refletir

1 – Em qual dia Deus criou o homem e a mulher?

2 – Como Deus criou o homem?

3 – Como Deus criou a mulher?

4 – Porque os seres humanos são mais especiais que todo o resto da criação?

Materiais de apoio a produção da história:

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA).

3 – Mathew Henry. Comentário Bíblico do Antigo Testamento – Volume I – Gênesis a Deuteronômio. CPAD 2017.