A Torre de Babel – Gênesis 11.1-9.

By 19 de outubro de 2021Escola Dominical, Uncategorized

História 7 – A Torre de Babel – Gênesis 11.1-9.

Texto: Elias Barbosa da Silva

Revisão: Pastor Alexandrino Moura

Na história anterior aprendemos que Deus providenciou a humanidade um novo recomeço. Ele destruiu todas as pessoas da face da terra por causa da maldade no coração do homem, deixando apenas Noé e sua família. Também destruiu quase todos os animais da terra, deixando apenas um casal de cada espécie para repovoar a terra após o dilúvio.

Ao renovar a aliança com Noé e sua família, Deus os ordenou a se multiplicarem e encherem a terra. E em Gênesis 9.19, nos é dito que a terra foi povoada a partir de Sem, Cam e Jafé. Eles e suas esposas tiveram filhos, que depois se casaram e tiveram mais filhos. E, assim, a terra foi se enchendo cada vez mais e quanto mais se enchia, mais eles precisavam mudar de um lugar para outro, cumprindo a ordem de Deus. Apesar das famílias crescerem e se espalharem, havia na terra apenas uma linguagem e uma maneira de falar (Gênesis 11.1). Isso quer dizer que todos se entendiam bem quando estavam conversando.

Mas houve um momento em que o povo encontrou uma terra muito boa para morar. E daí, eles decidiram desobedecer a Deus e não mais se espalhar pela terra. Decidiram construir uma cidade e também uma torre. Não seria um problema construir uma cidade, mas o desejo deles era ficar ali de maneira permanente e não se espalhar mais pela terra como Deus mandou. E no caso da torre, com orgulho no coração eles queriam que ela fosse tão alta que chegasse até ao céu e que o nome deles fosse conhecido por causa dessa grande construção. Claro que os homens sabiam que não seria possível construir uma torre que chegasse até ao céu, mas o que eles queriam dizer é que queriam a torre mais alta para ficarem famosos em todos os lugares.

Deus que vê tudo e sabe de tudo, não se agradou com essa atitude do seu povo. Vocês sabem que Deus está em todo lugar. Ele não tem corpo e nem fica limitado a somente um espaço. Não existe nada que possa ser comparado a Deus. A Bíblia diz que “Deus desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam.” Gênesis 11.5. Engraçado, não é? Os homens achavam que a torre era tão alta que chegaria até o céu, mas Deus teve de descer para ver a torre. Com certeza era uma torre alta, mas nem a torre mais alta do mundo pode desafiar a grandeza de Deus. Mas os homens orgulhosos queriam não apenas desobedecer a Deus, mas até mesmo desafiá-lo.

Deus então resolveu o problema da desobediência, rapidinho. Vocês lembram que todos falavam a mesma linguagem, não é? Pois a partir daquele momento, Deus fez com que as pessoas não conseguissem mais entender umas as outras. Imaginem que confusão! Os trabalhadores querendo continuar a obra da Torre e de repente um não conseguia entender o que o outro falava.

Assim, eles pararam de construir a torre e tiveram de se espalhar pela terra. Se espalhar pela terra e possuí-la era uma bênção de Deus, mas agora eles teriam de se espalhar como se fosse um castigo, indo pelos cantos da terra, contra sua própria vontade.

O nome daquela cidade ficou conhecido como Babel, que significa “Confuso”. Vejam a frustração dos homens! Eles queriam que sua construção fosse tão magnífica que ficassem conhecidos por todo o mundo! E na verdade ficaram! Mas como uma construção para sua própria vergonha. O nome da cidade com certeza não foi o nome que eles gostariam que ela tivesse. Mas o castigo da desobediência foi registrar sua desobediência e vergonha para que todos ficassem sabendo.

As nações a partir daquele momento estariam divididas de acordo com sua língua.

Mas Deus já tinha em seus planos de unir todas as nações de volta. No dia de Pentecostes já houve um sinal sobre isso quando as pessoas começaram a ouvir as maravilhas de Deus em línguas de diversas nações.

Em Apocalipse 7.9-12 nós lemos sobre uma grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono do Senhor Jesus Cristo, dizendo: “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.”

A confusão que foi criada por causa da rebeldia dos homens, foi desfeita pela obra de salvação do nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe!

Perguntas para fixação de conhecimento.

1 – Qual foi a desobediência do povo?

2 – O que Deus fez para fazer as pessoas se espalharem?

3 – Como ficou conhecida aquela cidade?

MATERIAL DE APOIO A ELABORAÇÃO DAS HISTÓRIAS

1 – Bíblia de Estudo de Genebra.

2 – Marty Machowski. The Gospel Story Bible: discovering Jesus in the Old and New Testaments. New Growth Press, Greensboro, NC (USA). 2011

3 – S. G. De Graaf, Promise and Deliverance (vol. 1). Paideia Press. St. Catharines. Ontario (CA) 1977

4 – Matthew Henry. Comentário Bíblico – Volume I – de Gênesis a Deuteronômio. CPAD. 4ª Impressão, 2017

5 – João Calvino. Comentário no livro de Gênesis. Volume 1. CLIRE, 1ª Edição, 2018